O que você procura em uma Instituição de Ensino, para seu filho estudar?
- Fabio Mozar
- 6 de set. de 2016
- 3 min de leitura

A busca constante por uma educação de qualidade faz com que os pais desejem que a escola prepare seus filhos para além do convívio social, ou seja, preparação para vida, assim atribuindo a educação escolar a responsabilidade de formar cidadãos críticos e responsáveis que adquiram valores pautados na construção da ética e do respeito para instituir o convívio harmonioso e uma sociedade mais justa para todos.
E partindo dessa busca constante muitas vezes a adaptação à escola é difícil, e se tem notado que a adaptação dos pais demora mais de que as das crianças. O melhor conselho é que os pais visitem a escola antes da matrícula, busquem informações com outros pais que já conheçam a escola, levem a criança para visitar o ambiente e fiquem de olho em todas as particularidades.
É importante verificar a qualidade pedagógica, estrutura, tecnologia da escola sim, mas é muito importante as condições de higiene, segurança, relacionamento entre funcionários, professores e direção, finalizando com o atendimento aos pais dos alunos, pois o atendimento escolar deve ser alegre, calmo sem gritarias.
Como os pais obtém sucesso com seus filhos na escola
• Estimular a criança para o estudo e providenciar em casa um lugar adequado onde ela possa ter seus livros e sossego para fazer os deveres de casa. Separar um horário para o estudo sem TV ou internet para atrapalhar.
• Diariamente, verificar os cadernos e livros para ter conhecimento dos deveres de casa, e do que a criança fez na escola, pois talvez a professora mande algum recadinho para os pais.
• É bom criar o hábito de ler para os filhos e acompanhá-los durante as tarefas de casa. As crianças precisam sentir o interesse dos pais pela escola e pelos livros.
• Uma dica importante é jamais comentar perto das crianças algum aspectos negativo que tenha observado na escola. Se quer que seu filho goste da escola, você deve ser o primeiro a gostar dela.
Necessidades afetivas da criança
O rendimento escolar pode estar ligado a problemas afetivos. O mau relacionamento em casa pode prejudicar o aluno na escola.
A criança deve ser sempre protegida contra o sofrimento corporal. Se ela aprender com o diálogo e conselhos nunca vai precisar de castigo corporal. Isso deve fazer parte da vida da criança desde de o nascimento.
Ela deve se sentir amada e desejada. Entretanto, cuidado com a superproteção e afeto demasiado, pois isso estraga a criança. Amor, afeto, carinho, beijos e afagos devem também ter limites.
Os castigos já diziam que o beijo e a palmada, dados na hora certa e no lugar certo, são a melhor educação, por isso, cuidado com os exageros!
Viver num ambiente de harmonia, sobretudo na família, ajuda a criança a ser mais calma e autoconfiante, evitar emoções súbitas: gritos, imprecações, ameaças e xingamentos, que atrapalham o desenvolvimento emocional dos filhos.
É importante que o ambiente familiar seja pouco contraditório. Mandos e desmandos, hoje é “sim”, amanhã, “não”. A criança nunca vai saber o “certo e o errado”, causando confusão em sua cabeça. A bíblia nos ensina: “Seja o vosso falar sim, sim e não, não.
Valorizar o filho é fundamental. Os pais não podem apenas apontar os defeitos, mas devem dar um voto de confiança e realçar as qualidades positivas, evitando diminuir a criança diante de outras pessoas, parentes, amigos ou coleguinhas.
Desenvolver na criança um autoconceito positivo ajudará no seu desenvolvimento físico, psíquico, social e espiritual. É importante ressaltar ainda que a criança é uma pessoa masculina ou feminina e que as orientações sexuais são muito importantes para seu desenvolvimento futuro.
Conclusão
Conhecer a escola dos filhos, envolve-se em seu processo de aprendizagem e proporcionar um bom ambiente familiar é fundamental para o sucesso escolar das crianças.
A boa formação da criança vai depender do bom desempenho da família e da escola. O que os pais esperam da escola? E o que a escola espera dos pais? É preciso estar pronto para responder a essas perguntas e assumir responsabilidades.
Comentarios