Você sabe o significado da palavra reclamar ou inclusão social?
- Fabio Mozar
- 16 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Antes de se falar em inclusão, é preciso compreender que incluir não é encaminhar o sujeito para a escola e pronto.
Alguns queriam um emprego melhor; outros, apenas um emprego...
Alguns queriam uma refeição mais farta; outros, apenas uma refeição...
Alguns queriam pais mais esclarecidos; outros, apenas ter pais...
Alguns queriam ter olhos claros; outros, apenas enxergar...
Alguns queriam ter voz bonita; outros, apenas falar...
Alguns queriam silêncio; outros, apenas ouvir...
Alguns queriam sapato novo; outros, apenas ter pés...
Alguns queriam um carro; outros, apenas andar...
Você estava reclamando de que mesmo???
Quando você conseguir superar graves problemas, lembre-se para o resto de sua vida que essas dificuldades foram a maior prova da capacidade que havia dentro de você, mas que você não sabia que existia!!!
Se tratando de Educação na educação infantil, a inclusão veio revolucionar o sistema organizacional e as propostas curriculares vigentes. Inclusão implica em mudanças de paradigma, de conceitos e posições, que fogem a regras educacionais tradicionais.
Durante muito tempo, a educação especial criou um sistema paralelo de ensino dirigido ao atendimento direto dos portadores de necessidades especiais, agora ela se volta, para dar suporte à escola regular no recebimento destes alunos.
Uma instituição educacional que acredita no verdadeiro processo de inclusão promove situações diárias onde os alunos da Educação Infantil, cultivem o respeito, cidadania, o cuidar de si e do outro, aceitação, companheirismo e tantos outros valores necessários a formação de um cidadão justo.
Antes de se falar em inclusão, é preciso compreender que incluir não é encaminhar o sujeito para a escola e pronto. Há a necessidade de se fazer o acompanhamento junto aos pais, professores e ao próprio indivíduo, por uma equipe multidisciplinar. Profissionais com dedicação, planejamento e responsabilidade, pois é difícil refazer caminhos que já estão habituados a serem trilhados automaticamente, sem esforços e sem mudanças.
São objetivos principais da educação especial, proporcionar ao portador de deficiência a promoção de suas capacidades, envolvendo o desenvolvimento pleno de sua personalidade, a participação ativa na vida social e no mundo do trabalho, assim como o desenvolvimento biopsicossocial, proporcionando maior autonomia as crianças de 0 a 5 anos, portadora de necessidades especiais
.
A inclusão é um tema polêmico, visto por muitos como algo do futuro, impossível de ser realizado nas condições atuais de ensino. Porém algumas pessoas vêm se mobilizando a fim de mostrar aos educadores e até mesmo a sociedade, que não tem como ficar estático frente ao processo que está vigorando a cada dia.
Comments